sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Cristãos ou judeus? (parte 1)

Ler o capítulo 10 de Romanos me fez pensar no que tem acontecido em muitas igrejas. A Bíblia ensina sobre um período chamado Lei, onde Deus estabeleceu diversas normas que o povo de Israel devia seguir, e um outro período chamado Graça, onde Jesus cumpriu (findou) a Lei e abriu um caminho de aproximação entre Deus e todo homem que crê nele. Na Graça não há necessidade de cumprir as ordens da Lei, ela não se baseia em regras de certo e errado mas na fé em Jesus.

Qual a semelhança entre o que Romanos 10 fala sobre o povo de Israel e o que vemos em várias igrejas por aí? É que ambos caem no erro de tentar trazer a Lei de volta para ser cumprida, em oposição ao que Jesus nos apresentou.


"Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus." Romanos 10.2,3


Como Israel, as igrejas até têm a intenção de agradar a Deus, mas sem entendimento, sem agir conforma a Bíblia, de forma errada. A justiça de Deus se baseia no reconhecimento do sacrifício de Cristo e em buscar ser imitador dele. Mas a justiça que eles buscam é tornar a estabelecer as regras da Lei, e além disso ainda criam regras novas.

Vão lá no Antigo Testamento buscar as cerimônias sacerdotais, usando a arca (ou uma imitação dela), incensários, trombetas (ou em vez de trombeta, shofar como preferem chamar), roupas típicas de judeus e mais uma lista de coisas para introduzirem tudo isso nas suas reuniões. Onde fica a Graça de Cristo nessa história?

Não só pegam coisas da Lei antiga para cumprir como criam suas novas regras de certo e errado... aliás, geralmente só levam mesmo pro lado do que é errado, como gostam de ditar regras do que é pecado! Você tem que ouvir música gospel, porque ouvir música "do mundo" é pecado. Você tem que usar roupas que só deixem suas mãos, pés e cabeça descobertos, se não... pecado! Maquiagem, brinco??? Pecado grave! Bater uma pelada no fim de semana? Coisa de pecador. Em resumo: leis, leis e mais leis. Bíblia que é bom, nada! Digo... até usam a Bíblia sim: às vezes, e distorcendo o que ela ensina.

É triste ver como o sacrifício de Cristo é deixado de lado por gente que diz servi-lo... uns por ingenuidade e outros por completa falta de compromisso com o evangelho.

[Continua...]

3 Comments:

Anônimo said...

Oi, Cris...
Cansei de entrar no teu blog e não ver mais post´s novos..rs
Vamos lá!!
Tô doida pra ler algo bom.
Posta aí, pliz!

:o)

Bjão.

Cristiano Almeida said...

Que bom que você está sempre por aqui. :-)

Tenho algumas coisas no rascunho mas não consegui terminar ainda... mas fique tranquila porque vou pegar agora para terminar. Talvez quando você entrar aqui de novo já esteja no ar um novo post.

Obrigado, Jesus abençoe sua vida!

Renato Ziggy said...

Mano, essas coisas das quais falaste soaram como BOMBA para muitas igrejas. Isso aí deve ser publicado. Abraço!