quinta-feira, 6 de março de 2008

"Senhores, por que fazeis estas coisas?"

"Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava.
As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós. A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a palavra. O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trouxe para as portas touros e grinaldas e, juntamente com as multidões, queria oferecer-lhes sacrifícios.
Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles; o qual nos tempos passados permitiu que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos. Contudo não deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo-vos de mantimento, e de alegria os vossos corações. E dizendo isto, com dificuldade impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios." Atos 14.8-18


Isso é um fato, não é novidade: se você se destacar na multidão, seja por mérito próprio ou do poder de Deus, as pessoas procurarão lhe endeusar. Uns fabricam imagens perante as quais possam se ajoelhar, outros criam a imagem de perfeição e santidade intocável de seus ídolos dentro de seus corações.

Paulo, se soubesse de quantas pessoas o idolatram como São Paulo, se debateria no túmulo como se costuma dizer.

E o endeusamento segue seu rumo natural inclusive dentro da Igreja... "Não fale mal do pastor Fulano! Não levante sua voz contra o ministério de louvor XYZ! Não toque nos ungidos do Senhor! Foi Deus que colocou eles lá! Quem é vc pra falar desse santo homem? Você dá os frutos que ele dá? Você tem é inveja! Fariseu! Filho do cão!"

Dá tristeza ver quanta gente cria sub-deuses no meio evangélico. Mas não é só isso... porque esses homens santos não reagem como Paulo e Barnabé? Porque não se revoltam e gritam: "Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa: observem, adorem e sirvam a Jesus!!!"

Mas não protestam... Devem achar gostoso o sabor da bajulação. Peço a Deus que me livre de um dia achar saboroso aquilo que cheira mal para Deus. Quem pode dizer o mesmo?

Deus nos abençoe.





Texto que postei primeiramente no orkut em 03/07/07. Agradeço aos amigos que contribuíram com o tópico na época, apesar de poucas pessoas comentarem a respeito.

1 Comment:

will said...

Revelação genuína.

"... Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes."

Tg 4:6

O desejo de aceitação, por muitas vezes, faz-nos aceitar o "endeusamento" seja pelo que for.

Abraço!