terça-feira, 28 de outubro de 2008

Minha tristeza

Dia 28 de outubro de 2008, às 9 horas e 10 minutos. O dia está começando e estou tendo uma experiência bem diferente. Estou chorando, de verdade, tendo que secar as lágrimas. Choro por uma tristeza profunda causada por algo que acabo de encontrar na Internet. Preciso dividir isso com outras pessoas que também entenderão o que estou passando agora, então de imediato estou escrevendo este texto e o divulgando na esperança de que a gente acorde e faça alguma coisa.

Sou cristão. Creio na Bíblia e procuro de coração conhecer e viver seus ensinos. Dia após dia tomo conhecimento de pessoas que, dizendo-se servas de Deus, se vendem a todo tipo de heresia buscando lucros pessoais de todos os níveis, seja através de dinheiro, fama, prestígio ou qualquer outra forma de exaltação pessoal. Estou acostumado com isso, sei que é uma realidade e que isso tem se multiplicado cada vez mais. Não sou de me assustar. Por mais que eu não aceite e lute contra essas coisas, não costumo ser surpreendido por nada desse tipo. Mas dessa vez é diferente... não deu pra suportar.

Primeiro encontrei um vídeo que, por mais absurdo que seja, não me surpreendeu muito. Tinha sido colocado no ar por alguém que, como eu, luta contra essas coisas. O vídeo mostrava pessoas experimentando a "unção do cachorro". É isso mesmo! Pessoas latindo, andando de quatro, rolando no chão e colocando as "patinhas" pra cima, até mesmo usando coleira. Dentro de um templo evangélico. E, segundo elas, não se trata de possessão demoníaca... dizem que é o Espírito Santo de Deus!

Pensa que isso me comoveu? Não. Já vi coisa pior antes... mas eu não imaginava o que ainda iria ver 1 minuto depois.

Um pouco à direita, na mesma página, vi um link pra outro vídeo. Era sobre Benny Hinn. Eu que já conheço essa figura e sei que ele é um tremendo enganador que se passa por um santo homem de Deus, pensei que deveriam estar falando sobre suas atrocidades. Há um texto que descreve muito bem homens assim:


"Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos." Marcos 13.22


O vídeo mostrava ele derrubando as pessoas pela sua "unção". Era o seu show típico. Ao fundo, uma música: "derrama tua shekina sobre nós, não conseguiremos ficar de pé tamanha tua glória sobre nós". Conforme o vídeo passava, vinham textos fazendo propaganda de um seminário, indicando endereço do site deles e telefone 0800 para contato. Pelos cursos oferecidas pelo seminário, eu deduzi que era zoação, tinha que ser: curso de aperfeiçoamento em dons espirituais, curso de doutor em divindade, curso de pastor com ordenação e credencial, e outros.

Conforme o vídeo ia passando e iam vindo mais propagandas, eu comecei a ter dúvidas se aquilo era sério ou não. Fui percebendo que o tal do Benny Hinn estava sendo tomado como referencial de santidade e poder divino e "se você quiser obter isso também, basta entrar em contato conosco". Será que eles realmente estavam vendendo cursos de dons espirituais?! Não consegui esperar o vídeo terminar, precisava entender o que era aquilo que eu estava vendo. Tentei ligar pro 0800 do meu celular mas a ligação não completou. Entrei no site, certo de que lá haveria uma mensagem que explicaria o vídeo. Pra minha surpresa o site não tinha cara de pegadinha, nem de zoação, nem de um local de divulgação das atrocidades do falso evangelho ou da verdade da Palavra de Deus.

Continuei me recusando a acreditar. Bacharel em administração eclesiástica, bacharel em direito eclesiástico, mestrado em teologia com ênfase em biologia, doutorado em teologia com ênfase em divindade, e ainda títulos, ordenação e credencial para todos os "cargos" que há nas igrejas evangélicas. Conforme eu ia lendo essas coisas, na esperança de que mais pra frente eu iria encontrar um aviso de "isso é uma brincadeira", mais eu ia me convencendo de que aquilo era sério. E era mesmo. Estavam vendendo tudo isso! Pra todos que quiserem ser cheios de "poder" como o sagrado reverendo Benny. O que mesmo que a Bíblia fala a esse respeito?


"Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro." Atos 8.20


Sinceramente... não sei de onde tiraram tantos cursos de formação em tanta coisa... não sei se esses títulos já viraram coisa normal pro povo evangélico... só sei de uma coisa sem sombra de dúvida: o evangelho foi esquecido.

E os títulos de reconhecimento (títulos eméritos) então? Nem precisa de curso, prova ou o que for... você declara que é pastor, paga a quantia estipulada e pronto! Ou melhor ainda, por que pastor? Apóstolo! Transcrevo abaixo alguns trechos extraídos do site.


"Os Títulos Eméritos são ideais para você que deseja ter um diferencial em sua vida. Os Títulos são reconhecidos no mundo todo com selo de qualidade oferecido pela Ordem Internacional dos Teólogos e Doutores. IMAGINE VOCÊ TENDO UM TÍTULO QUE ACEITA E RECONHECE O SEU TRABALHO MINISTERIAL."


"Os Títulos Eméritos oferecidos pelo Seminário Internacional de Teologia, além de proporcionar a você reconhecimento ministerial, representa você no mundo todo, em todas as igrejas, comunidades e ministérios. Vantagens que os Títulos Eméritos oferecem a você:

1. Reconhecimento nacional e internacional;
2. Diploma e Credencial Registrados;
3. Reconhecido pela ONU através dos convênios internacionais em mais de 160 países;
4. Coberturas jurídicas, gratuitas por nosso departamento;
5. Tratamento VIP e Preferencial em Convenções, Seminários e Fóruns;
6. Sistema de atendimento diferenciado para membros e associados;
7. Representação Ministerial, em todas as denominações evangélicas do mundo."


"Como destaque de seu trabalho em sua igreja e nos ministérios que exerce os Títulos Eméritos oferecidos pelo SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA lhe glorificará como o melhor servo do Senhor.

Após um estudo feito pelo Seminário Internacional de Teologia concluiu-se que pessoas como você, não poderia ficar excluída dessa honraria, então preparamos com exclusividade para você os melhores Títulos Eméritos, que mais identifica-se com sua posição na igreja. Com sua dedicação à prosperidade da igreja e à produção de conhecimento. Você será homenageado pela qualidade do seu trabalho prestado e de sua intensa tarefa de evangelizar aos irmãos."


"Como você esta sempre disponível a atender a todos e desempenhar um magnífico trabalho em prol da comunidade, merece as honras e destaques, os quais esse título nomeará como o maior e melhor cooperador de Jesus. Devido a isto, e muito mais, este título emérito vem lhe homenagear e lhe destacar dentro dos demais. Comprovando que seus trabalhos foram excepcionais."



Jogaram a humildade na privada e deram descarga. E a Bíblia junto. Por conveniência desconhecem textos assim:


"Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." 1 Timóteo 1.15

"Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" 1 Coríntios 9.16

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." Filipenses 2.3


Lendo essas coisas e acordando pra realidade, foi que eu não consegui mais suportar. Meu coração se encheu de uma profunda tristeza e meus olhos de lágrimas até transbordarem. O evangelho morreu pra essa gente. O lance é ganhar dinheiro, ser rico, prosperar. Pagar a fortuna que custar a fim de ser reconhecido, prestigiado, glorificado! Dá pra entender por que tanta gente honesta abandona ou nem chega perto das igrejas evangélicas... culpa desse povo miseravelmente perdido que ainda leva fama de alguma coisa boa. A Bíblia alerta sobre eles.


"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras." 2 Coríntios 11.13-15


Quem quiser me reprovar por estar tocando nos seus ídolos humanos, fique à vontade. Não dá pra ficar calado. Não dá pra chorar no escuro e correr pras cavernas. Melhor até morrer se for pra salvar alguns do inferno e, antes, dessa podridão que infesta tantas igrejas.

Não há perfeitos entre nós, mas ainda há cristãos e até igrejas sérias, por mais que seja difícil de encontrar. Ainda vale a pena agir e buscar se aproximar de quem age de forma correta e sincera diante de Deus. Eu peço forças ao Senhor e digo que não vou desistir. Não vou parar de lutar contra os enganadores. Não vou deixar de alertar ao povo sobre o perigo. Não vou deixar de apontar a luz de Cristo.

De que lado você quer ficar?


Obs.: clique aqui se quiser conferir por si mesmo.

13 Comments:

Thiago Lima said...

Essa gente ficou doida de vez.
Muito já chorei por essas coisas também e por saber que grande parte dos que são enganados, não o são por que querem ser, mas porque pela pouca cultura e conhecimento que tem, engolem qualquer coisa que dão para elas na ignorância.
Isso é o que mais me irrita e mais me deixa triste com tudo isso.
Disso eu tenho ódio, desse evangelho business.

Kety Daiana said...

Bem vindo ao lado de cá, o lado que enxerga a realidade e não se conforma.

Leia Ezequiel 34. Pra esses já está guardado o que lhes cabem. À nós que vemos essas coisas e "nos desgarramos", fiquemos somente em CRISTO o Bom Pastor.

Deus abençoe.

Cristiano Almeida said...

Kety, eu dou graças a Deus que estou do lado de cá já faz um tempo. É bom conhecer a verdade e poder falar dela pra quem quiser aceitar, por mais que muitas vezes nos doa. Fiquemos em Cristo, mana.

Paz!

Anônimo said...

Compreendo o que sentiu, fui pastor denominacional por 12 anos, e hoje sigo me reunindo sem denominações em Cuiabá, e Deus tem nos sustentado, nunca deixe se abater por nada !
Te convido a ler meu blog;
descansandonagraca.blogspot.com
E participar de minha com., no orkut, " Cristãos sem denominações ", um abraço.

Anônimo said...

Querido, enxuga as lágrimas pq há bem mais que 7000 que não dobraram seus joelhos a Baal.

Cristiano Almeida said...

Hehe... valeu aí, Alexandre. É isso mesmo, graças a Deus.

"Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos" 2 Coríntios 4.9

Anônimo said...

Jesus não deixou a igreja dele na mão de homem nenhum. os homens é que se apossaram dela, e estão enganando as ovelhas. porque na verdade cristo derrubou o templo e os sacerdotes, e nós que fomos edificados e somos a sua igreja viva, onde Ele habita.
Cristo nosso fiél pastor.

Anônimo said...

Meu amigo Cris blz?
Ao ler seu post vi o qto sua alma ficou amargurada... é triste mesmo ver que ainda a pessoas assim e o pior muitas delas estão proximas a nós, em nossas igrejas também ...
Que Deus tenha piedade de nós...
Tomei a liberdade de colocar seu texto num outro blog... acho q ele vai ajudar a esclarecer a muitos a respeito deste 'evangelho' distorcido...
http://diaconia-integral.blogspot.com/
Abraços!

Cristiano Almeida said...

Valdemir, meu irmão... eu agradeço por você divulgar esse texto. Que Deus nos dê sabedoria e ânimo para continuar na luta. Paz!

Leonardo Gonçalves said...

Uma vergonha... Mas meu caro. Você não está sozinho nessa luta. Conte comigo. Abraço.

http://pulpitocristao.blogspot.com/2008/11/por-leonardo-g.html

will said...

Cris, seu texto é ótimo e suas críticas tem base Bíblica. Sugiro que voce coloque o link do site onde pegou os trechos.

Paz!

Cristiano Almeida said...

Will, meu querido irmão, o link para o site já consta no fim da postagem. Quem quiser conferir basta dar um clique. Contudo tive o cuidado de configurar o código do link para não ser indexado por mecanismos de busca como o Google pois, é claro, não pretendo dar ajuda à divulgação do site deles.

S'armento'S said...

Fruto saído do meio da igreja evangelica. É difícil encontrar um evangelico q não se considere um "doutor" em Bíblia. Esses "titulos" vieram para "coroar" esses "doutores".

Que o discipulado é deficiente e o evangelho é mal pregado não resta dúvida, isso vem desde a igreja primitiva.

A grande falha é não conferir tudo q se lê e tudo q se ouve tendo a Bíblia como búsola.

Onde não abunda a sabedoria superabunda a mercadoria.